O não funcionamento da máquina pode ser devido a várias causas; as mais prováveis são: ficha mal inserida ou cabo partido — pode parecer muito banal, mas muitos campeões de automobilismo ficaram empanados porque o depósito de gasolina estava … vazio! Com o busca-pólos, verificar em primeiro lugar se a tomada tem corrente; caso isso não se verifique, verificar se os fios de alimentação da tomada estão bem ligados. Verificar seguidamente a ficha e desligar o cabo dos terminais da máquina, com o auxílio do verificador de circuitos. Caso estejam defeituosos, proceder à substituição do cabo e da ficha; o motor vibra e não faz rodar o tambor —este inconveniente verifica-se depois da admissão da água e pode ser provocado por uma avaria do motor ou pelo bloqueamento do tambor.
Para se proceder à reparação, desligar a ficha da máquina e abrir o óculo; tentar rodar o tambor manualmente: se não rodar, isso significa que os seus rolamentos estão bloqueados. Tanto a reparação dos rolamentos como a do motor apresentam dificuldades para um amador, requerendo a intervenção de um técnico especializado; correias soltas ou partidas — este inconveniente é acompanhado habitualmente pelo silvar do motor e por um cheiro a borracha queimada. Desligar imediatamente a máquina e retirar a ficha da tomada. Retirar o painel lateral ou posterior (conforme o modelo); ficam assim visíveis o motor e a transmissão por correias.
Antes de começar a trabalhar com as ferramentas, será conveniente limpar o pó às polias. Eliminar e substituir as correias partidas; observar o seu mecanismo tensor; cortar e retirar as que estiverem gastas; comprar novas correias, especificando a marca e o tipo da máquina de lavar. Montar finalmente as correias, seguindo o esquema indicado; a água não entra — foi aberta a torneira? O óculo está fechado? Em caso afirmativo, deve existir uma obstrução qualquer no tubo de admissão de água (tubo dobrado ou corpo estranho no seu interior); ou então a válvula de admissão está bloqueada. Tentar desbloquear a válvula, dando lhe algumas pancadas leves com o cabo da chave de fendas.
Se a bomba da máquina encontra uma pressão excessiva sobre o tubo de descarga, um dispositivo especial de segurança faz voltar a água para dentro da máquina e a descarga não se verifica. Esta ocorrência passa-se devido a um inconveniente banal, no qual se pensa sempre em último lugar: o tubo de descarga de borracha macia pode ter-se dobrado e ter ficado assim fechado; ou então a descarga está entupida. Endireitar o tubo ou desentupir a descarga com um desentupidor de lavatórios.
A limpeza do filtro é uma operação que deve ser executada periodicamente (quando está entupido perde água pela guarnição. Retirado da sua sede, o filtro deve ser enxaguado cuidadosamente e liberto de todas as obstruções.
O tambor bloqueado é um inconveniente que se pode verificar quando a porca A da polia se desaperta. Apertá-la a fundo com uma chave, como indicado na figura; esta operação não apresenta qualquer dificuldade.
As vibrações podem ser provocadas por uma carga reduzida de roupa na máquina. Para obviar a este inconveniente, respeitar as cargas mínimas de roupa, previstas pela firma construtora.
Não completa o seu ciclo — se pára numa determinada fase ou pára completamente, isso significa que o programador está avariado; pedir a intervenção de um técnico; não aquece a água — o inconveniente é provocado pela ruptura das resistências ou do termóstato. A substituição destes dois elementos não é difícil, mas deve-se garantir uma estanqueidade perfeita das peças; será preferível pedir a intervenção de um técnico; choque elétrico — se, ao tocar-se na máquina, se sente um choque elétrico, isso significa que a ligação à terra é insuficiente ou está interrompida. Verificar o fio de ligação à terra com o verificador de circuitos; ou então, executar uma instalação de terra melhor; máquina barulhenta — a causa é sempre uma carga mal distribuída (carga excessiva ou insuficiente), juntamente com um mau nivelamento da máquina. Para nivelar a máquina, regular os pezinhos posteriores em metade do seu curso e bloqueá-los; rodar um dos pezinhos anteriores de modo a dar à máquina uma leve inclinação para trás; regular seguidamente o quarto pezinho.
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