Manutenção de cafeteiras

Depois de um certo período de declínio, a cafeteira elétrica voltou ao auge e ocupa um lugar importante no equipamento doméstico. O seu funcionamento pode ser sintetizado da forma seguinte: uma tigelinha metálica aquecida eletricamente é cheia de água; a tigelinha é fechada superiormente por uma segunda tigelinha mais pequena, no centro da qual está fixado um tubinho que pesca no fundo da tigelinha maior. A evaporação da água colocada na tigelinha maior aumenta a pressão interna e a água é empurrada para cima, ao longo do tubinho. Entrando na tigelinha mais pequena, a água encontra o café moído e aqui se forma a clássica infusão.

O café prossegue assim até à cúpula que fecha superiormente toda a máquina e sai daí para as chávenas, através da típica bica de duas saídas. A estanqueidade das várias partes é garantida por uma junta de borracha ou por um grampo de parafuso.

Não sai o café

Neste caso, a água, não encontrando saída pelas vias normais, acciona a válvula de segurança, pela qual sai sob a forma de vapor. Desligar imediatamente a máquina e deixá-la arrefecer, antes de a abrir.

Outra causa provável é a falta de aquecimento da água, devida à ruptura da resistência ou ausência de alimentação elétrica:

resistência queimada — a resistência consiste num fio especial, enrolado à volta da tigelinha maior (onde se põe a água); entre o fio e a tigelinha, encontra-se intercalada uma camada de amianto. A reparação da resistência pode-se fazer com um bocado de tubo de cobre de 2 mm de diâmetro, com um comprimento de 1 cm. Introduzem-se no tubo as duas extremidades do fio e, com o alicate, esmaga-se o tubo, de maneira a que elas fiquem firmemente unidas.

Manutenção de cafeteiras

É verdadeiramente elementar. Manter limpos a junta e a tigelinha da água; as incrustações calcárias podem ser retiradas com água morna e vinagre. Desligar a máquina um pouco antes de o café ter saído completamente. O calor residual é suficiente para fazer sair o resto.

Os aquecedores de água servem para produzir água quente nos locais onde não é conveniente a instalação de um esquentador (a gás ou elétrico), servindo portanto para a produção de pequenas quantidades de água quente.

Trata-se de um pequeno contentor muito resistente, no qual se encontra mergulhada, devidamente isolada, uma resistência elétrica de grande potência (entre 2000 e 3000 W). No contentor, que é de forma cilíndrica, entra a água fria que, através do simples contato com a resistência, aquece e sai pela bica a uma temperatura de cerca de 70°C.

Nos tipos mais modernos, um dispositivo termostático apropriado impede a ligação da resistência quando não há água ou se esta é escassa; nos tipos antigos, no entanto, este dispositivo não existe sendo importante não esquecer abrir a água antes de ligar o aquecedor.

Cadastre seu site:




Revisions

There are no revisions for this post.